
Prof.Dr.Luiz Antonio Araújo Dias
Prof.Dr.Luiz Antonio Araújo Dias Junior
16-36368351
16-36368346
Visão Geral
​
Um meningioma é um tumor que surge das meninges - as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Embora não seja tecnicamente um tumor cerebral, está incluído nesta categoria porque pode comprimir ou espremer o cérebro, os nervos e os vasos adjacentes. O meningioma é o tipo mais comum de tumor que se forma na cabeça.
​
A maioria dos meningiomas cresce muito lentamente, muitas vezes ao longo de muitos anos, sem causar sintomas. Mas, em alguns casos, seus efeitos no tecido cerebral adjacente, nervos ou vasos podem causar sérias deficiências.
​
Os meningiomas ocorrem mais comumente em mulheres e são frequentemente descobertos em idades mais avançadas, mas um meningioma pode ocorrer em qualquer idade.
​
Como a maioria dos meningiomas cresce lentamente, frequentemente sem sinais e sintomas significativos, eles nem sempre requerem tratamento imediato e podem ser monitorados com o tempo.​
​
Sintomas
Sinais e sintomas de um meningioma geralmente começam gradualmente e podem ser muito sutis no início.
​
Dependendo de onde no cérebro ou, raramente, espinha o tumor está situado, os sinais e sintomas podem incluir:
​
​
-
Mudanças na visão, como ver o dobro ou a falta de nitidez
-
Dores de cabeça que pioram com o tempo
-
Perda auditiva ou zumbido nos ouvidos
-
Perda de memória
-
Perda de olfato
-
Convulsões
-
Fraqueza em seus braços ou pernas
Quando procurar um médico
A maioria dos sinais e sintomas de um meningioma evolui lentamente, mas às vezes um meningioma requer cuidados de emergência.
​
Procure atendimento de emergência se você tiver:
​
-
Início súbito de convulsões
​
-
Mudanças súbitas em sua visão ou memória
​
-
Marque uma consulta médica se tiver sinais e sintomas persistentes que lhe dizem respeito, como dores de cabeça que pioram com o tempo.
​​
-
Em muitos casos, porque os meningiomas não causam sinais ou sintomas visíveis, eles são descobertos apenas como resultado de exames de imagem feitos por razões que se revelam não relacionadas ao tumor, como um traumatismo craniano, derrame ou dores de cabeça.
Causas
Não está claro o que causa um meningioma. Os médicos sabem que algo altera algumas células em suas meninges para fazê-las se multiplicarem sem controle, levando a um tumor de meningioma.
​
Se isso ocorre por causa dos genes que você herda, os hormônios (que podem estar relacionados à ocorrência mais frequente em mulheres), o raro exemplo de exposição prévia à radiação ou a outros fatores permanece em grande parte desconhecido.
Não há evidências sólidas para apoiar a afirmação de que os meningiomas ocorrem em associação com o uso de telefones celulares.
​
Fatores de risco
Fatores de risco para um meningioma incluem:
​
-
Tratamento de radiação. A radioterapia que envolve radiação na cabeça pode aumentar o risco de meningioma.
​
-
Hormônios femininos. Os meningiomas são mais comuns em mulheres, levando os médicos a acreditar que os hormônios femininos podem desempenhar um papel.
​
-
Alguns estudos também sugeriram uma ligação entre o câncer de mama e o risco de meningioma relacionado ao papel dos hormônios.
​
-
Transtorno hereditário do sistema nervoso. O distúrbio raro neurofibromatose 2 aumenta o risco de meningioma e outros tumores cerebrais.
​
-
Obesidade. Um IMC elevado (índice de massa corporal) é um fator de risco estabelecido para muitos tipos de câncer, e uma maior prevalência de meningiomas entre pessoas obesas foi observada em vários grandes estudos. Mas a relação entre obesidade e meningiomas não é clara.
Complicações
Um meningioma e seu tratamento, tipicamente cirurgia e radioterapia, podem causar complicações a longo prazo, incluindo:
​
​
-
Dificuldade de concentração
-
Perda de memória
-
Mudanças de personalidade
-
Convulsões
-
Seu médico pode tratar algumas complicações e encaminhá-lo para especialistas para ajudá-lo a lidar com outras complicações.

